10 benefícios, produtos e receitas com Mirtilo, ou se preferir, Blueberry

Está tudo azul por aqui! 

Existe uma cor que têm estado muito presente nos pratos saudáveis, iogurtes e cosméticos: o roxo (quase azul). 

O Mirtilo, como é chamado no Brasil, ou Blueberry é um fruto delicioso, nativo do Norte da Europa que vem sendo avaliado pela sua eficácia terapêutica no sistema convencional de medicina Europeia há muitos anos. E, atualmente, possui uma maior admiração  aumentando seu número de fans pelo mundo. Apesar de ser uma fruta, aqui no Brasil, um pouco cara e não comum de ser encontrada, o mirtilo está ganhando mais e mais versões em produtos a cada dia, o que gera sua popularidade. Esse destaque todo é devido a sua capacidade de tratar uma variedade de condições de saúde, como por exemplo a prevenção e tratamento natural de úlceras e problemas digestivos e o seu sabor exótico mas que encontra-se em um lugar conhecido pelo paladar comum - azedinho e refrescantemente doce. O mirtilo é um fruto rico em fibras (auxiliam no funcionamento intestinal e digestivo), antioxidantes (auxiliam no sistema imunológico), sais minerais (zinco - sistema imunológico, ferro - funciona na assimilação de nutrientes, potássio - provoca uma eliminação abundante de sódio, isto é, de água e magnésio - fundamental na produção de hormônios sexuais e hemoglobina), além da Vitamina A - bom funcionamento de todos os tecidos do nosso corpo, vitamina B - acelera o metabolismo, Vitamina C - protege contra infecções, Vitamina E - anti-oxidante e Vitamina K - contribui para a saúde do esqueleto. E no mundo fitness faz o maior sucesso por possuir propriedades que estimulam a circulação sanguínea e a redução da taxa de açúcar no sangue, auxiliando no emagrecimento. O mirtilo é conhecido como o fruto da longevidade. 

Já está explicado o porquê do sucesso que o mirtilo vem conquistando: pequenas doses do fruto possuem uma grande quantidade de remédios naturais. Ele sempre teve seu espaço como uma fruta medicinal, mas hoje tem ganhado destaque no seu sabor linkado aos benefícios que oferece. E vou te contar, tudo o que já provei feito de mirtilo é muito bom! 

10 BENEFÍCIOS DO MIRTILO

Emagrecimento

O mirtilo contem poucas calorias: 100 g do fruto fresco fornece apenas 57 calorias. Ele contém carboidratos, açúcar e fibra dietética. Estudos descobriram que o consumo de Mirtilos podem ajudar a queimar a gordura da barriga quando associadas a exercícios físicos. Mirtilo é um alimento pobre em calorias e oferece pequena quantidade de gorduras, ótimo para agregar na dieta.

Antioxidante

É um dos frutos que mais contêm antioxidantes, eles ajudam a manter o sistema imunológico mais forte. Consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas.

Combate a diabete

O mirtilo ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue, por conta do seu ácido clorogênico, auxiliando no controle da diabetes - pesquisas realizadas ainda não conclusivas, que este ácido diminui o risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Reduz o colesterol

Possui componentes que auxiliam a baixar o nível do mau colesterol, a estudos para provar que o Mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos.

Memória

O fruto possui ações que irão proteger o cérebro dos efeitos de deterioração associados à ação do envelhecimento, como a perda da memória. Ele protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São também excelentes antídotos para a depressão.

Visão

Possui concentrações elevadas de antocianina (responsável pelos pigmentos que geram a cor do mirtilo, são pigmentos avermelhados e se o mirtilo é quase azul, imagina só o quanto de antocianina que ele possui), um composto que melhora a visão noturna e reduz a vista cansada.

Antienvelhecimento

Combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, causados pelo estresse, poluição cigarro, produtos químicos, entre outros.

Anti-inflamatório

Indicado no tratamento de edemas, artrites e artroses.

Ajuda a combater doenças cardíovasculares

Rico em resveratrol um tipo de polifenol (o que tem relação, também com a cor roxa bem forte, quanto mais forte, mais polifenol). Resveratrol pode Previnir enfartes e males cardíacos pois pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL (bom).  

 Longevidade

Mantém o sistema imunológico mais saudável, deixando o organismo mais resistente contra doenças e infecções.

10 PRODUTOS COM SABOR OU CHEIRO DE MIRTILO

Alimentos industrializados: Todos os que tiverem a notificação: Isso eu testei, quer dizer que eu testei e não só aprovei como amei! Os outros não tive a chance de provar, mas se você já teve me conta ali no final do post se é bom?

Gomas de mascar

 Dentyne é uma marca que não existe no Brasil, mas se você é viciado (a) em chiclets como eu e for para as gringas não deixe de comprar este sabor de Dentyne! 

Dentyne é uma marca que não existe no Brasil, mas se você é viciado (a) em chiclets como eu e for para as gringas não deixe de comprar este sabor de Dentyne! 

 Este você encontra nas gringas também, acho que ainda não chegou no Brasil :/ Vamos torcer e pedir!! #tridentmoraazuljá 

Este você encontra nas gringas também, acho que ainda não chegou no Brasil :/ Vamos torcer e pedir!! #tridentmoraazuljá 

2321100506162309R.jpg
 Pelo amor de Deus!!! Onde eu encontro isso???????? Alguém sabe?

Pelo amor de Deus!!! Onde eu encontro isso???????? Alguém sabe?

COSMÉTICOS

Agora vamos falar um pouco de cosméticos. Vocês já viram que o mirtilo tem um monte de benefícios pro corpo, certo? Então, vamos pensar ele na pele, se o creme possuir óleo de mirtilo mesmo, com certeza será um bom creme além de muito cheiroso. E aqui quero destacar este primeiro produto que foi o motivo de eu estar fazendo este post. A linha Blueberry da BodyStore, principalmente o gel esfoliante que sou apaixonada. Como diz na foto, os produtos possuem óleo de mirtilo mesmo, não só o cheiro (que é maravilhoso) mas o óleo da fruta. 

Agora dá só uma olhadinha na textura do gel esfoliante!! Parece geléia!! Dá muuuita vontade de comer e o cheiro é o melhor de todos, o cheiro mais puro da linha toda!!! 

 Tem uma linha inteira da  Nativa  de Blueberry 

Tem uma linha inteira da Nativa de Blueberry 

 Esse é lançamento, mas como tudo da  Mahogany , deve ser muito cheiroso. 

Esse é lançamento, mas como tudo da Mahogany, deve ser muito cheiroso. 

10 RECEITAS COM MIRTILO 

O mirtilo é perfeito para bolos e cookies pois ele é tipo chocolate, quando esquenta derrete!!! Vem ver! 

BOLO DE BLUEBERRY

Ingredientes
 

  • 125 g de manteiga
  • 100 g de açúcar
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 2 gemas de ovos
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/3 xícara (80 ml) de leite
  • 2 claras de ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 225 g de mirtilo (blueberry) fresco ou descongelado
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20 cm. Bata a manteiga e 100 g de açúcar até obter uma mistura fofa. Acrescente o sal e a baunilha. Separe os ovos e reserve as claras. Adicione as gemas ao açúcar amanteigado. Volte a bater até formar um creme. Junte 200 g de farinha com o fermento. Adicione, alternadamente, o leite e a mistura de gema de ovo. Cubra os mirtilos com 1 colher (sopa) de farinha e acrescente-os à mistura. Em uma tigela separada, bata as claras em neve até obter picos suaves. Acrescente 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de cada vez, e volte a bater até formar picos firmes. Com cuidado, acrescente as claras à massa do bolo. Despeje-a na forma preparada. Polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar restante. Asse por 50 minutos ou até o teste do palito mostrar que o bolo está pronto.

PANQUECA SEM FARINHA COM MIRTILO

(ISSO É COISA MINHA)

Ingredientes

  • 1 banana
  • 2 ovos 
  • canela em pó 
  • mirtilos descongelados

Modo de preparo

Amasse a banana e coloque no liquidificador juntos com os dois ovos e uma pitada de canela (a gosto) quando se transformar em um creme, misture os mirtilos com uma colher. Unte uma frigideira com azeite (ou se preferir não precisa untar) e despeje um pouco do "creme", deixe dourar até que a massa fique firme para virar. Sirva.

CALDA DE MIRTILO COM QUEIJO BRIE

(ISSO É COISA MINHA)

Ingredientes

  • 1 copo grande de água 
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 1 bandeija de mirtilos descongelados
  • 1 tablet de queijo brie
  • papel aluminio
  • torradas de aperitivo.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Amasse os mirtilos e, em uma panela, coloque a água, os mirtilos amassados e o açúcar. Em fogo médio/baixo fique mexendo até que a água não tenha mais aspecto de água e fique mais cremosa. Desligue, reserve e deixe esfriar naturalmente. Em uma assadeira coloque o tablet de queijo brie com casca. Feche a assadeira com papel alumínio, parte brilhosa pra dentro, e leve ao forno baixo por 5 a 10 minutos. Abra a assadeira e abra o queijo ao meio, despeje a calda de blueberry aos poucos, conforme seu gosto e misture no queijo. Sirva com torradas. 

BOLO DE MIRTILLO COM RECHEIO DE CHOCOLATE BRANCO 

(ISSO É COISA MINHA)

Ingredientes

  • 4 ovos 
  • 200 ml de suco de mirtilo
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento royal

RECHEIO

  • 300g de chocolate branco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de margarina
  • 1 lata de creme de leite

CALDA

  • 1 copo grande de água 
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 1 bandeija de mirtilos descongelados

Modo de preparo

Bater os ovos com açúcar, depois acrescentar o óleo e bater bem, acrescentar o suco e bater bem. Acrescente a farinha, bata bem e depois acrescente o fermente. Não bata, misture. 

Em uma panela misture o leite condensado, margarina e gema de ovo, faça um brigadeiro. Em outra panela derreta o chocolate em banho-maria. Quando o chocolate derreter misture o creme de leite ainda em banho-maria. Depois despeje o ganache no brigadeiro, misture. 

Amasse os mirtilos e, em uma panela, coloque a água, os mirtilos amassados e o açúcar. Em fogo médio/baixo fique mexendo até que a água não tenha mais aspecto de água e fique mais cremosa. Desligue, reserve e deixe esfriar naturalmente. 

Desenforme, corte o bolo horizontalmente no meio, abra, recheie, fechei e jogue a calda por cima como cobertura. Enfeite a gosto com frutas vermelhas. 

 

COOKIES DE MIRTILO

Ingredientes

  • 1 xícara de blueberries
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 6 colheres de sopa de manteiga cortada em cubos
  • 2/3 de xícara de creme de leite

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno à 175° C. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e esfregue com as pontas dos dedos, formando uma farofa. Acrescente o creme de leite e as blueberries e misture bem, com uma colher ou espátula. Faça bolinhas e coloque em fôrma forrada com papel manteiga. Asse por aproximadamente 25 minutos. Rende cerca de 4 dúzias de cookies.

BRIGADEIRO DE MIRTILO

(ISSO É COISA MINHA)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado 
  • 1 colher de margarina becel  
  • 1 gema de ovo
  • 1 bandeija de mirtilos descongelados
  • Leite ninho em pó

Modo de preparo

Bata os mirtilos no liquidificador ou multiprocessador (não deixe virar totalmente suco). Em uma panela, misture todos os ingredientes, menos o mirtilo batido, e cozinhe em fogo baixo. Quando começar a engrossar, misture o “suco”de mirtilo. Cozinhe até ganhar o ponto de brigadeiro. Reserve na geladeira. Quando enrolar, coloque um mirtilo dentro, no meio. Passe no leite ninho em pó. Sirva.

CHEESECAKE DE MIRTILO

Ingredientes

  • Massa:
    - 3/4 de pacote de bolacha tipo Maizena
    - 100 g de margarina
  • Recheio:
    - 400 g de creamcheese
    - 1 lata de leite condensado
    - 1 embalagem (200 g) de creme de leite
    - 1 pacote de gelatina sem sabor, incolor
  • Cobertura:
    Ingredientes
    1 e 1/2 xícara (chá) de mirtilo fresco
    3/4 xícara de chá de açúcar
     

Modo de preparo

Massa: triture as bolachas no liquidificador, até formar uma espécie de farinha. Vá agregando a margarina, até ficar homogênea. Forre a fôrma e leve alguns instantes à geladeira enquanto prepara o recheio e cobertura. 

Recheio: dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Coloque todos os ingredientes acima para mixar bem no liquidificador. Despeje sobre a massa e leve à geladeira, até endurecer. 

Cobertura: levar ao fogo, mexendo sempre até soltar calda e antes que as frutas se desmanchem. Quando esfriar, coloque por cima do recheio e levar de novo à geladeira.

NANASHAKE DE MIRTILO (VEGANO) 

(ISSO É COISA MINHA)

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco
  • 1 banana congelada 
  • 1 bandeija de mirtilos congelados

Modo de preparo

Cozinhe o arroz sem tempero, coloque no liquidificador com água e bata até virar um leite. Coloque as fatias de banana picadas e os mirtilos e bata até ficar um milkshake roxo. 

Amendoado com creme de Amora e Mirtilo

Ingredientes

  • 100 gr Açúcar em pó 
  • 125 gr Farinha de Amêndoa
  • 2 Ovos
  • 4 Colheres sopa Açúcar Fino
  • 1 Lata de Leite Condensado
  • 100 gr Amoras e Mirtilo

Modo de preparo

Aquecer o forno a 180º e forrar um tabuleiro com papel vegetal. Misturare os ingredientes sólidos numa taça. Bata as claras de ovo, e quando começar a formar uma espuma, adicionar lentamente o açúcar fino. Continuar a bater até obter a consistência de picos duros e depois, juntar a mistura sólida, envolvendo tudo. Com um saco de pasteleiro ou uma colher, fazer pequenos círculos no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos e depois desligar o forno, deixando arrefecer dentro do forno com a porta entreaberta. Fazer o recheio, misturando numa panela o leite condensado com os frutos esmagados e levar a lume brando até cozer. Coloque o creme em metade dos biscoitos e cobrir com os restantes.